Pesquisar

Minhas Redes Sociais – Nosso contato direto com você

No link abaixo nosso contato e nosso endereço de redes sociais. Siga-nos nestas Redes Sociais e tenha sempre acesso as informações que publicamos regularmente.



CLIQUE AQUI!

terça-feira, 15 de março de 2011

Pesquisa com células-tronco tem reconhecimento mundial

A comunidade científica mundial reconheceu o Brasil como o primeiro país a desenvolver trabalho usando células-tronco no controle da retinose pigmentar - doença genética que causa a perda gradual da função retiniana, provocando a cegueira irreversível. O resultado da primeira etapa do estudo, do qual a psicóloga Fernanda Fernandes, 24 anos, de Birigui, fez parte, será publicado em março no Retina Journal - publicação americana que serve de referência para a classe médica científica.

A pesquisa é coordenada pelo oftalmologista Rubens Siqueira, de São José do Rio Preto, em conjunto com pesquisadores da USP de Ribeirão Preto. De acordo com o médico, o tratamento consiste na aplicação de células-tronco extraídas da medula óssea dos próprios pacientes diretamente na retina. O objetivo é conter o avanço da doença.O trabalho começou a ser desenvolvido em 2009. Fernanda e outros quatro pacientes em estágios diferentes da doença já receberam duas aplicações, cujo resultado obtido abriu caminho para que outras 20 pessoas pudessem ingressar no tratamento experimental. Siqueira disse que o tratamento nos novos pacientes será iniciado em março.

Ele falou que além dos portadores de retinose pigmentar em vários graus a aplicação de célula-tronco também será testado em portadores de outras doenças de fundo de olho. O médico explicou que a publicação do estudo no jornal americano ainda não credencia o protocolo desenvolvido no Brasil como tratamento, mas já representa um passo importante nesse sentido.




fonte folha da região.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário