Pesquisar

Minhas Redes Sociais – Nosso contato direto com você

No link abaixo nosso contato e nosso endereço de redes sociais. Siga-nos nestas Redes Sociais e tenha sempre acesso as informações que publicamos regularmente.



CLIQUE AQUI!

terça-feira, 12 de abril de 2011

Cientistas japoneses criam retina a partir de células-tronco

Cientistas japoneses conseguiram criar retina em laboratório utilizando células-tronco, o que foi considerado uma conquista “espantosa“, pois a retina desenvolveu-se “a partir do nada“, o que abre grandes esperanças para futuros transplantes em milhões de pessoas cegas.

Os idosos que perderam a visão devido à degeneração macular, estão entre as pessoas que poderão ser beneficiadas, pois esta é a causa mais comum de cegueira em pessoas idosas.

Os pesquisadores japoneses usaram células-tronco embrionárias não diferenciadas, que se podem transformar em qualquer célula do corpo, adicionando depois determinadas proteínas e produtos químicos para induzir as células a desenvolver a retina que, como se previa, não se apresentou madura e completa, mas sim numa fase semelhante à encontrada num bebé antes de nascer, segundo a revista Nature.

As experiências foram feitas em ratos no Centro Riken de Desenvolvimento Biológico em Kobe, mas ainda é necessário provar que a retina funciona, quer em ratos, quer em seres humanos.

No futuro, talvez seja possível criar células de retina a partir das células do próprio paciente, que serão depois injectadas no fundo do olho para reparar danos e reestabelecer a visão.

Fonte http://www.lusapress.com/2011/04/cientistas-japoneses-criam-retina-a-partir-de-celulas-tronco/

Nenhum comentário:

Postar um comentário