Pesquisar

Minhas Redes Sociais – Nosso contato direto com você

No link abaixo nosso contato e nosso endereço de redes sociais. Siga-nos nestas Redes Sociais e tenha sempre acesso as informações que publicamos regularmente.



CLIQUE AQUI!

segunda-feira, 7 de novembro de 2011

Diferenca entre Retinose e Doença de Stargardt

Retinose Pigmentar

A retinose pigmentar é uma doença que destrói gradualmente as células sensíveis à luz localizada no fundo do olho. Ela tem este nome porque provoca pontos pretos (concentrações de pigmentos) na retina.Geralmente o primeiro sintoma da retinose é a perda da visão noturna, pois a doença ataca primeiro as células periféricas, com capacidade para receber imagens com pouca luz. À medida que avança a retinose pode provocar a chamada "visão tubular": a pessoa só enxerga o que está diretamente à frente dela, e por isso não consegue andar sem tropeçar ou esbarrar nos outros.

Doença de Stargardt

Ela é conhecida também como degeneração macular juvenil: tem as mesmas características da degeneração macular relacionada à idade, mas pode surgir a partir dos 7 anos de idade. O Conselho Brasileiro de Oftalmlogia calcula que somente na faixa entre 10 e 14 anos de idade existem no país cerca de 18.000 crianças com Stargardt.

Esta doença, na maioria dos casos de origem hereditária, é causada por um gene que provoca a destruição das células da mácula. Aos poucos os portadores perdem a visão central, capaz de perceber detalhes e cores com nitidez. A visão lateral não é afetada, e normalmente a degeneração macular juvenil não leva à cegueira total.

Nenhum comentário:

Postar um comentário