Pesquisar

Minhas Redes Sociais – Nosso contato direto com você

No link abaixo nosso contato e nosso endereço de redes sociais. Siga-nos nestas Redes Sociais e tenha sempre acesso as informações que publicamos regularmente.



CLIQUE AQUI!

quarta-feira, 30 de abril de 2014

Publico aqui dois textos falando sobre acunpultura para o tratamento da RP.Será que realmente traz algum resultado?


Uma das doenças oculares mais frequentes do mundo é a retinite pigmentosa, distrofia hereditária causada pela perda de células sensíveis a luz da retina (fotorreceptores retinianos), e que, em muitos casos, pode levar à cegueira. Estimativas apontam que cerca de um a cada quatro mil pessoas no mundo sofram deste problema, segundo o portal internacional Orphanet, que reúne informações sobre doenças raras.

Segundo especialistas da saúde ocular, a pessoa começa a perceber que está com dificuldades para enxergar no período da noite ou em ambientes pouco iluminados. Conforme a doença progride, a visão central também piora e o paciente passa a apresentar dificuldade para enxergar até mesmo durante o dia.

ESTUDO APONTA QUE ACUPUNTURA REDUZ A RETINITE PIGMENTOSA

Ainda com poucos tratamentos específicos sobre o assunto e considerada incurável, as pessoas que sofrem de retinite pigmentosa podem encontrar na acupuntura uma ajuda, segundo revelou um novo estudo publicado na Clinical and Experimental Optometry Journal, periódico respeitado mundialmente.

A pesquisa mostrou que a visão dos pacientes melhorou significativamente, tanto a visão global como a adaptação ao escuro e a cegueira noturna (nictalopia). Os pacientes foram submetidos a 10 sessões de acupuntura de 30 minutos cada, ao longo de um período de duas semanas, em pontos específicos na testa e abaixo dos olhos.

"Foram utilizados três métodos diferentes para este estudo: a eletroacupuntura, que é a aplicação de agulhas com estímulos elétricos; a acupuntura localizada, em pontos específicos; e a acupuntura ao longo do corpo, em pontos complementares", explica Dr. Márcio De Luna, especialista em acupuntura há 29 anos.

Os testes mostraram que ambos os olhos de alguns dos indivíduos melhoraram logo após a primeira semana de tratamento com acupuntura, e os resultados duraram entre 10 e 12 meses. Segundo Luna, que é presidente da Associação Brasileira de Acupuntura do Rio de Janeiro (ABARJ), isto mostra que não é interessante se submeter a única sessão de acupuntura, mas ,sim, manter uma regularidade de sessões para que os resultados sejam constantes e eficazes. "Especificamente neste estudo temos como exemplo, que a acupuntura melhorou a visão dos pacientes ao longo de pelo menos 10 meses. Se estes pacientes não dão continuidade subsequente as sessões de acupuntura, fatalmente a visão voltará a ser prejudicada", comenta.

Os pesquisadores concluíram que a acupuntura "implica um risco mínimo se administrada por um acupunturista bem treinado" e possui benefícios mensuráveis significativos na função visual residual em pacientes com retinite pigmentosa, em particular a sensibilidade escotópica, que anteriormente não tinham sido estudados.

Outro estudo mostrou que a medicina chinesa melhorou a atividade do cone da retina em pacientes com retinite pigmentosa, mesmo em casos de degeneração da retina em estágio avançado. Usando eletrorretinogramas, para a investigação, o estudo também concluiu que o tratamento com Medicina Tradicional Chinesa (MTC) poderia aumentar a bioatividade da rede de nervos e, com isso, retardar a progressão da doença e manter a visão central em ordem.

Tratamentos para a retinite pigmentosa com acupuntura e fitoterapia têm demonstrado resultados clínicos positivos em vários estudos. Em um trabalho pioneiro, publicado em 2011, foi descoberto que a acupuntura protege o nervo óptico contra danos causados por uma pressão intra-ocular aumentada. "Isto ocorre porque o método alivia as tensões humóricas sobre os nervos retinianos e ópticos", finaliza Dr. Márcio de Luna, que atende em Copacabana, no Rio de Janeiro (RJ).


Fonte:http://www.cetn.com.br/noticias/retinite-pigmentosa-doenca-ocular-que-atinge-uma-a-cada-quatro-mil-pessoas-no-mundo/20140218093410_I_184

Um estudo piloto de um protocolo de acupuntura para melhorar a função visual em pacientes Retinite Pigmentosa.

Os pacientes com Retinite Pigmentosa são motivados para tentar terapias complementares ou integrativas para retardar a progressão da doença . Auto-relatos dos pacientes A ciência básica , a pesquisa clínica e Retinite Pigmentosa suportam a hipótese de que a acupuntura pode melhorar a função visual.
A, série de casos , estudo piloto prospectivo envolveu 12 pacientes adultos com RP tratado em um centro médico acadêmico com um protocolo padronizado que combinava eletroacupuntura para a testa e abaixo dos olhos e acupuntura para o corpo , em 10 sessões de meia hora mais de duas semanas. Testes de pré - e pós-tratamento incluiu Tratamento Precoce Retinopatia Diabética acuidade visual ( VA) , sensibilidade ao contraste de Pelli- Robson (CS) , campos visuais Goldmann e limiar de adaptação ao escuro estímulo de campo total (FST ) (n = 9). Scotopic Sensibilidade Tester - 1 ( SST- 1 ) - escuro adaptometry foi realizada nos dois últimos indivíduos .
Seis de 12 indivíduos tiveram significativas melhorias mensuráveis, função visual após o tratamento. Três de nove indivíduos testados com FST teve uma significativa 10,3-17,5 dB ( isto é, 13 - a 53 - vezes) melhoria em ambos os olhos , uma semana após a acupunctura , mantido durante pelo menos 10 a 12 meses , o qual foi bem fora típico variabilidade teste-reteste ( IC 95%: 3-3,5 dB ) previamente encontrado em Retinite Pigmentosa. SST- 1 -escuro adaptação foi encurtado em ambos os indivíduos testados , em média, 48,5 por cento em uma semana ( faixa de 36-62 por cento em toda a de 10 a 30 dB) , que estava fora coeficientes típicos de variação inferior a 30 por cento previamente determinados em pacientes com Retinite Pigmentosa e normais . Quatro dos cinco sujeitos com melhorias na sensibilidade escotópicas psicofisicamente medidos relataram melhoras subjetivas da visão à noite ou em ambientes escuros. Um sujeito tinha 0,2 melhoria logMAR em VA ; outro teve melhoria 0,55 logCS . Outro objecto desenvolvido há mais de 20 por cento de melhoria na área dos campos visuais Goldmann . O protocolo de acupuntura foi concluída e bem tolerada por todos, sem eventos adversos ou perda visual.
Acupuntura envolve risco mínimo , se administrado por um acupunturista bem treinado e pode ter benefícios significativos e mensuráveis na função visual residual em pacientes com Retinite Pigmentosa , em particular sensibilidade escotópica , que anteriormente não tinham sido estudados. Estes resultados preliminares sugerem que a necessidade de estudos controlados futuros de mecanismos potenciais.
Optometria Clínica e Experimental Optometristas Associação Austrália .
acupuntura, baixa visão , Retinite Pigmentosa

Fonte : http://www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/24773463
A pilot study of an acupuncture protocol to i... [Clin Exp Optom. 2014] - PubMed - NCBI
PubMed comprises more than 23 million citations for biomedical literature from MEDLINE, life science journals, and online books. Citations may include links to full-text content from PubMed Central and publisher web sites.
NCBI - NATIONAL CENTER FOR BIOTECHNOLOGY INFORMATION|POR PUBMEDDEV

Nenhum comentário:

Postar um comentário