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segunda-feira, 2 de janeiro de 2017

Luteína e Zeaxantina : Como manter seus olhos saudáveis.

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Luteína e zeaxantina são um grupo de carotenóides que são responsáveis por dar às plantas seu amarelo e vermelho e laranja pigmento. Em seres humanos, as duas substâncias desempenham papéis importantes na visão, pigmentação do olho, e podem até mesmo ajudar a prevenir a aterosclerose e câncer, de acordo com alguns estudos.
Proteção contra cegueira e estresse oxidativo
Os dois carotenóides estão concentrados na mácula, que é uma parte da retina que funciona como um protetor solar natural, absorvendo luz UV e azul. Um estudo publicado mostrou que a mácula do olho é menos provável de degenerar como as pessoas idade, se consumir uma dieta rica em luteína e zeaxantina. A degeneração macular é uma das principais causas de cegueira entre os adultos, afetando nada menos que 1,2 milhão de americanos.

Uma pesquisa de 15 anos, conduzida para o Projeto Nutrição e Visão, descobriu que o consumo de mais de 2,4 mg de luteína e zeaxantina diariamente diminui significativamente o risco de desenvolvimento de catarata. Evidências adicionais sugerem que a luteína e a zeaxantina também podem melhorar o desempenho visual global e reduzir a sensibilidade à luz.

Como todos os carotenóides, luteína e zeaxantina possuem poderosas propriedades antioxidantes e podem proteger todas as células do corpo contra os efeitos prejudiciais dos radicais livres, bem como aumentar a imunidade. Um estudo mostrou que a luteína e a zeaxantina podem ser eficazes contra o linfoma não-Hodgkin em homens.
Fontes alimentares de luteína e zeaxantina
As evidências da pesquisa sugerem que a luteína e a zeaxantina são mais facilmente absorvidas a partir de fontes naturais do que de suplementos e alimentos fortificados. Os dois carotenóides abundam em legumes frescos e ovos, enquanto uma quantidade considerável é perdida durante o cozimento a alta temperatura.

Muitas vezes as pessoas se perguntam: as cenouras ajudam a sua visão? Espinafre, couve, nabo, alface romaine, abobrinha, ervilhas, couves de Bruxelas e couve são excelentes fontes de luteína, mas com quantidades menores disponíveis de cenouras, pistácios, ovos cozidos e kiwis. Goji bagas, spirulina, açafrão e paprika são particularmente elevados em zeaxantina.
Alimento para a saúde do olho uma receita saudável fácil do olho
Kale chips são um grampo da dieta de alimentos crus, não só porque eles são altamente nutritivos, mas também porque eles são fáceis de fazer e são favoritos de um miúdo. Preparação leva apenas alguns minutos: simplesmente rasgar pequenos pedaços de couve fora do tronco com as mãos, e polvilheos com um pouco de sal. Se você não tiver um desidratador, ajuste seu forno para a temperatura mais baixa, coloque as pedaços de couve em uma bandeja e deixe os desidratar por pelo menos duas horas.

Em seguida, adicione uma colher de sopa de óleo de coco, pimenta, paprika e outras especiarias de sua escolha (um pouco de alho cortado em pedaços também funciona bem com couve) em uma tigela e solte as peças de kale em casaco, adicionando mais do óleo de coco E especiarias, se necessário.

Kale chips podem ser consumidos por conta própria ou em combinação com mergulhos azedo.

Fonte : 
http://www.naturalnews.com/041779_lutein_zeaxanthin_eye_health.html
Créditos pela tradução, página no Facebook doenças da visão.

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