Pesquisar

Minhas Redes Sociais – Nosso contato direto com você

No link abaixo nosso contato e nosso endereço de redes sociais. Siga-nos nestas Redes Sociais e tenha sempre acesso as informações que publicamos regularmente.



CLIQUE AQUI!

domingo, 12 de março de 2017

Tenho problema na visão,, será que eu posso ser considerado deficiente visual?



A Lei Brasileira de Inclusão da Pessoa com Deficiência (LBI - Lei 13.146/15), antigo Estatuto da Pessoa com Deficiência, considera a pessoa com deficiência “aquela que tem impedimento de longo prazo de natureza física, mental, intelectual ou sensorial, o qual, em interação com uma ou mais barreiras, pode obstruir sua participação plena e efetiva na sociedade em igualdade de condições com as demais pessoas”.
Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), a Baixa Visão pode ser classificada nos seguintes aspectos:
– 20/30 a 20/60 : é considerado leve perda de visão, ou próximo da visão normal
– 20/70 a 20/160 : é considerada baixa visão moderada, baixa visão moderada
– 20/200 a 20/400 : é considerado grave deficiência visual, baixa visão grave
– 20/500 a 20/1000 : é considerado visão profunda, baixa visão profunda
– Inferior a 20/1000 : é considerado quase total deficiência visual, cegueira total ou quase
– Nenhuma Percepção da luz : é considerada total deficiência visual, cegueira total

Neste  link abaixo apresenta-se o significado das palavras cegueira, visão subnormal, deficiência visual e deficiente visual, no sentido médico e jurídico.


Hoje a minha visão é de aproximadamente 20/400 em ambos os olhos e posso dizer que consigo enxergar alguma coisa, como, formas e diferenciar cores escuras e claras . Em locais que se conhece, dá pra andar bem dentro do possível , porque dá pra perceber móveis, colunas, mesas, portas, paredes, postes, carros próximos, etc. Não  consigo enxergar fisionomias, imagens de fotos e vídeos, movimento do mouse no PC e características de ônibus, que aparecem tudo borrado e embaçado. Para se locomover, só com uma bengala, podendo desviar de carros estacionados, barracas, postes, orelhões ou qualquer outro obstáculo que pode ser percebido de perto. Leitura e escrita só com braille ou computador com leitor de tela.
Bem é esta é a minha visão durante o dia pois como vocês podem imaginar como tenho Retinose pigmentar minha visão a noite é bem pior. Me lembro que quando eu tinha por volta de 20/150tinha   certa dificuldade de enxergar longe. Conseguia se locomover na rua sem auxilio de bengala, esbarrando de  vez em quando com pessoas,objetos,buracos, tendo muita dificuldade Em locais com pouca iluminação. Ônibus só  dava pra ler o destino de perto, quase no ponto. Leitura e escrita ainda conseguia fazer , porém com maior dificuldade e cansaço. Computador,  dava pra usar com a cara colada, dando pra afastar mais se mudar contraste de cores ou ampliador de tela para aumentar as letras. 

Autor:Paulo Ricardo
Referencias:
http://www.iorj.med.br/baixa-visao/ 
http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2015-2018/2015/Lei/L13146.htm

Nenhum comentário:

Postar um comentário